PRÉ-VENDA: MITZ, de Sigrid Nunez
Maria Adelaide Amaral e María Ospina Pizano n'A Feira do Livro 2025, Bienal do Livro no Rio de Janeiro, os próximos livros de Sigrid Nunez e muito mais…
Atenção, leitoras e leitores de Sigrid Nunez: hora de conhecer mais uma obra da autora de O AMIGO, O QUE VOCÊ ESTÁ ENFRENTANDO, SEMPRE SUSAN: UM OLHAR SOBRE SUSAN SONTAG e OS VULNERÁVEIS.
MITZ: A SAGUI QUE NÃO TEVE MEDO DE VIRGINIA WOOLF, com tradução de Carla Fortino, está em pré-venda no nosso site com 10% de desconto, frete grátis e marcador exclusivo.
Em uma quinta-feira de julho, 1934, Leonard e Virginia Woolf foram até Cambridge visitar Victor e Barbara Rothschild e conheceram a sagui que Victor comprara em uma loja de quinquilharias. Foi amor à primeira vista: ela se apaixonou por Leonard, que acabou ganhando-a de presente. Mitz viveu com os Woolf, desenvolveu relacionamentos com os cocker spaniels da família e os vários frequentadores do círculo de Virginia e Leonard, entre eles T.S. Eliot e E. M. Forster, e até desempenhou um papel vital ajudando-os a escapar de uma situação difícil com os nazistas.
Sigrid Nunez pesquisou diários, cartas e as memórias dos Woolf e, com uma boa dose de ficção, reconstruiu a vida de Mitz em Bloomsbury. O resultado é este romance que dá ao leitor uma visão de vidas sombreadas pela guerra, pela morte, por problemas mentais, mas também pela alegria que a pequena criatura inspirou.
MITZ recebeu, em 1999, o The Rosenthal Family Foundation Award, da American Academy of Arts and Letters, que reconhece obras de excelência em literatura e artes visuais.
A literatura é um dos temas recorrentes na obra de Sigrid Nunez, assim como o luto e e a relação dos humanos com animais.
Sigrid Nunez nasceu em em 1951, em Nova York, onde ainda mora. Lecionou em instituições como a Universidade Columbia e a Universidade de Princeton e colabora para publicações como The New York Times, The Wall Street Journal e The Paris Review. É autora de dez livros, dos quais já publicamos no Brasil O AMIGO, vencedor do National Book Award de 2019, O QUE VOCÊ ESTÁ ENFRENTANDO, que ganhou adaptação para o cinema por Pedro Almodóvar, OS VULNERÁVEIS e SEMPRE SUSAN: UM OLHAR SOBRE SUSAN SONTAG, sobre o período em que trabalhou para a escritora. Suas obras já foram traduzidas para mais de 25 idiomas. Em março de 2025, Sigrid Nunez recebeu o Prêmio de Literatura Windham-Campbell, da Universidade Yale, na categoria ficção.
Em um perfil sobre a autora publicado pela revista piauí em maio deste ano, Sigrid é descrita como uma intelectual reservada:
“A imagem de intelectual nova-iorquina — segura de si, digressiva, sutilmente engraçada — às vezes cede a um ar mais reservado. Quando é perguntada sobre coisas íntimas — se já foi casada, por exemplo (‘nunca, apenas namorados’), ou quanto recebeu de adiantamento por seus últimos romances (35 mil dólares por O AMIGO; valores na casa dos ‘seis dígitos’ para cada um dos posteriores) — a velocidade e o tom da fala diminuem, e ela desvia um pouco o olhar. Ainda assim, como suas narradoras, costuma responder a essas perguntas indiscretas de forma direta, sem rodeios, o que no fim desconcerta, devolvendo o constrangimento ao interlocutor.”
Filha de imigrantes (o pai de origem chinesa, a mãe alemã), Nunez conta que suas primeiras memórias como leitora são dos contos dos irmãos Grimm e de Hans Christian Andersen, que faziam parte da biblioteca de sua mãe.
“As minhas primeiras memórias são da minha mãe lendo esses contos em voz alta para mim. E depois, quando eu fui lê-los sozinha, adorei [...]. Mais tarde, me interessei pelas sagas, as sagas nórdicas, as sagas islandesas. Eu estava mergulhada nisso. E foi isso que me fez querer escrever.”
Ansioso para essa leitura? Então garanta já o seu exemplar de MITZ!
ATENÇÃO: Boa notícia para os leitores de Sigrid Nunez: a Instante publicará seu novo livro – e primeiro de contos –, It Will Come Back to You, previsto para ser lançado no ano que vem nos Estados Unidos, além de A Feather on the Breathe of God e The Last of Her Kind.
O que mais temos para hoje?
Coisas legais sobre livros e leitura e outros assuntos interessantes que vimos por aí
Bora se encontrar na Praça Charles Miller? Começa neste sábado, dia 14, mais uma edição d’A Feira do Livro no Pacaembu. Estaremos lá no estande 48 para apresentar nossos livros para vocês. Além disso, duas autoras da Instante estão na programação do evento: Maria Adelaide Amaral lançará a nova edição de O BRUXO, e María Ospina Pizano participará de duas conversas sobre o seu livro SÓ UM POUCO AQUI. Confira no post abaixo nossa programação na Feira:
Para te deixar com mais vontade de ler SÓ UM POUCO AQUI, veja esse vídeo da Erika Neves sobre o romance de María Ospina Pizano:
Falando em eventos literários, também começa no próximo fim de semana a Bienal do Livro no Rio de Janeiro, cidade eleita este ano a capital mundial do livro. Confira aqui a programação com os autores convidados e mais informações sobre o evento.
A Isadora Sinay deixou duas dicas de leitura da Instante: MORRA, AMOR, de Ariana Harwicz, e O CÉU DA SELVA, de Elaine Vilar Madruga: “Recentemente li esses dois livros que, de formas muito diferentes, falam de mulheres enlouquecidas e animalizadas, mas não como quem olha de fora, não como se essas duas coisas fossem uma falha, um problema. Ao contrário, como se elas fossem uma revelação, ou conhecimento, como se ser louca, se animal, as levasse a verdades que os outros não sabem”.
Já anota aí na sua agenda os dois encontros do Clube do Livro da livraria Bibla que está lendo O AMIGO, de Sigrid Nunez: dias 24 e 25 de junho. Saiba mais aqui:
E para encerrar, conheça Sprinkles, um camaleão deveras carente.
Ficamos por aqui! Obrigada por passar mais esse instante digital com a gente, e também esperamos você para um instante cheio de literatura lá na Feira do Livro. Até!
Para conhecer mais sobre a Instante e conferir nosso catálogo, acesse www.editorainstante.com.br e aproveite nossas promoções.