O que é Antropoceno?
E mais: as pequenas alegrias de ser um leitor e o resultado do sorteio do mês
O que é Antropoceno?
O termo "antropoceno" — anthropos, que significa humano, e kainos, que significa novo — foi cunhado em 2000 pelo químico holandês Paul Crutzen, laureado com o Prêmio Nobel de química em 1995, e se refere à época em que estamos vivendo, caracterizada pelo impacto da forma de vida e do número de pessoas na Terra. Desmatamento, poluição, extinção de outras espécies e marginalização de boa parte da nossa própria fauna e flora... A gente deu uma bela bagunçada no planeta.
“Estava em uma conferência e alguém mencionou o holoceno. De repente, pensei que esse termo era incorreto. O mundo tinha mudado muito. Eu disse não, estamos no antropoceno.”— Paul Crutzen
Para ter uma ideia, um estudo da revista Nature mostrou que, em 2020, a massa e o peso de todos os objetos construídos por nós ultrapassou o peso e a massa de todos os seres vivos — plantas, animais, nós. Imagina só: tudo o que existe no mundo nesses milhões de anos de existência a gente foi lá e, em algumas centenas de anos — a partir da Revolução Industrial, principalmente —, construímos tanta coisa que impactam o mundo todo.
Acabamos interferindo de um modo que, agora, é quase que irreversível. Mas será possível pensar em um novo começo?
Em junho, chega às livrarias DEPOIS DO FIM: CONVERSAS SOBRE LITERATURA E ANTROPOCENO, livro organizado por Fabiane Secches, que reúne importantes autores para pensar em literatura e antropoceno, com ensaios literários de Ana Rüsche, Aurora Bernardini, Christian Dunker, Daniel Munduruku, Fabiane Secches, Giovana Madalosso, Itamar Vieira Junior, Maria Esther Maciel, Micheliny Verunschk, Natalia Timerman, Paula Carvalho, Paulo Scott e Tulio Custódio. Para encarar a terrível situação em que a humanidade e o ecossistema se encontram, cada vez mais é preciso buscar na arte e na cultura reflexões para esses dilemas; em DEPOIS DO FIM, cada ensaio dialoga com outras obras que representam essas tensões ou sugerem caminhos para superá-las.
Em breve, a gente conta mais sobre DEPOIS DO FIM aqui para vocês!
Pequenas alegrias de ser um leitor
Sabe aqueles pequenos momentos em que ser um leitor parece ser uma coisa mágica?
Não estamos aqui para romantizar a leitura, mas ela tem suas horas românticas. Seus momentos felizes, que dão um calorzinho no coração. Então aqui vão algumas pequenas alegrias que nos deixam felizes de ser leitores!
1
Ver alguém lendo o mesmo livro que você
2
Encontrar aquele livro que você queria há muito tempo na livraria
3
Reconhecer um lugar que você já visitou no livro que está lendo
4
Ler aquela frase que se encaixa perfeitamente no seu dia
5
Convencer alguém aleatório a ler seu livro favorito
6
Não ver a hora passar durante a leitura
Sorteio do mês!
Vocês já sabem: última sexta-feira do mês é dia de presentear um de vocês, nossos assinantes queridos, com um livro da Instante.
Para este mês, decidimos sortear um dos nossos lançamentos de 2022: MARGARIDA LA ROCQUE: A ILHA DOS DEMÔNIOS!
E quem ganhou foi…
Parabéns, Dudu!
Se você não é o Dudu, não fique triste: mês que vem vai ter mais uma chance de ganhar um livro na faixa. ;)
O que mais temos para hoje?
Coisas legais sobre livros e leitura e outros assuntos interessantes que vimos por aí.
Como já falamos lá no Insta, saiu uma resenha bem bacana de DEGENERADO, de Ariana Harwicz, lá no Página Cinco!
"Ao escarafunchar desejos e sondar o que há de mais íntimo no "europeu educado e seleto no qual brota de repente toda a violência ariana", "Degenerado" toca em pontos que nos fazem refletir sobre os limites e as contradições dos pactos sociais. Num monólogo que ocasionalmente descamba para o esculacho, com o protagonista alternando ponderações razoáveis com ideias avacalhadas, é a moral de cada leitor que acaba confrontada pelo réu desenfreado e cheio de rancor. […] Não é com serenidade que acompanhamos um personagem que dispara algo desse tipo. Principalmente pelo modo como nos atormenta é que a literatura de Ariana fascina."
Semana que vem tem encontro do clube de leitura da Livraria Favorita, e o livro discutido será NASCIMENTO E MORTE DA DONA DE CASA, de Paola Masino. Veja como participar!
A novela Pantanal tá fazendo um sucesso estrondoso. Só no último sábado, 77 milhões de pessoas assistiram à novela. A audiência tá grande! Então além da dica de assistir Pantanal, fica aqui um post que fizemos mostrando algumas semelhanças da trama com o livro MARIA ALTAMIRA, de Maria José Silveira.
Anote na agenda: de 8 a 12 de junho acontece em São Paulo A Feira do Livro, idealizada pela Quatro Cinco Um. Nós estaremos lá e queremos ver todos vocês para bater um papo, viu?
Lembra dessa capa?
Pois o Tab UOL fez um perfil de Claudio Gianfardoni, o artista por trás das capas da Martin Claret lá nos idos dos anos 2000. Elas marcaram tanto a época que até hoje são lembradas. Leia aqui!
Não está conseguindo decidir o que ler agora? Nossa primeira dica é olhar nosso catálogo aqui no site e ver quais dos nossos livros que você ainda não leu. A segunda dica é o site Livros Premiados, que faz uma compilação de obras premiadas pelo mundo todo para te ajudar a encontrar uma nova leitura. Veja aqui!
E ficamos por aqui! Obrigada por passar mais esse instante com a gente. E fiquem de olho: na próxima semana abriremos o pré-lançamento de DEPOIS DO FIM, e quem assina a Só Um Instante vai poder comprar antes de todo mundo.
Até semana que vem!