Mais que amigos, friends
Escritores passam aquela impressão de solidão, né? Tantas horas dedicadas a elaborar e escrever uma história… Sobra tempo para a vida social? Ô se sobra!
Na história da literatura não faltaram autoras e autores que viviam por aí dando rolês com seus amigos igualmente escritores. Há amizades que desconhecemos, e há aquelas tão famosas que a gente até usa como exemplo do amigo que gostaríamos de ter.
Como estamos em clima de FLIP, evento que reúne muita gente do mundo dos livros e, claro, promove o reencontro de amigos, vem conhecer as amizades mais fortes da literatura. <3
Hilda Hilst e Lygia Fagundes Telles
Não há dupla de amigas mais icônica do que essa. Hilda Hilst e Lygia Fagundes Telles se conheceram em 1941 na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco. No meio da machaiada da faculdade, nasceu essa amizade que durou até o fim de suas vidas. Hilda, inclusive, chegou a dizer: “Quero demais morrer segurando a mão da Lygia”. Ao falarem de sua amizade, as autoras diziam que as duas se entendiam, compartilhavam da mesma tristeza e nóias, além de todo o apoio à carreira uma da outra. Aquela amizade que a gente inveja.
Sigrid Nunez e Susan Sontag
Mais que amigas, sogra e nora! Pois é, Sigrid, que escreveu O AMIGO e O QUE VOCÊ ESTÁ ENFRENTANDO, foi nora da filósofa e uma grande amiga. Nos anos 1970, Sigrid era assistente editorial da New York Review of Books e foi contratada por Sontag para ser sua secretaria pessoal. Logo Susan deu uma de cupido e a juntou com seu filho, e aí toda essa relação ficou ainda mais próxima. Sigrid, aliás, escreveu a biografia SEMPRE SUSAN, em que relata seu convívio com ela.
F. Scott Fitzgerald e Ernest Hemingway
Os brothers estão aí também, claro. Em 1925, enquanto os Fitzgeralds moravam na França, Scott encontrou um desconhecido autor muito promissor: Ernest Hemingway. Os dois faziam parte da “Geração Perdida", autores expatriados dos Estados Unidos que encontraram abrigo e um cenário cultural efervescente na França. E desse grupo também faziam parte Ezra Pound, James Joyce e Gertrude Stein. Mas segundo Hemingway, Fitzgerald foi o seu amigo mais fiel.
Joaquim Nabuco e Machado de Assis
Dois grandes nomes da nossa literatura foram grandes amigos. Na adolescência, Machadão já elogiava os poemas do jovem Joaquim, e a relação fica mais forte na vida adulta, quando os dois compartilham das opiniões literárias e políticas. Aliás, o nascimento da Academia Brasileira de Letras está nessa amizade: Machado foi o primeiro presidente, enquanto Joaquim foi o primeiro secretário-geral. Essa amizade pode ser conhecida ainda hoje através das correspondências que os dois escritores tanto trocaram.
Harper Lee e Truman Capote
Na pequena cidade de Monroeville, Harper Lee e Truman Capote se conheceram ainda crianças. Imagina só, um lugar tão afastado ser lar de dois dos grandes escritores norte-americanos do século XX. Mas essa amizade, que foi forte, não foi livre de atritos. Quando foi publicado o famoso A SANGUE FRIO, de Capote, Lee não gostou nada de ter ganho apenas um agradecimento breve na obra sendo que ela ajudou muito o amigo a conseguir entrevistas e contatos para a obra. Enquanto Capote ficou com certa invejinha quando O SOL É PARA TODOS, clássico moderno, foi adaptado para as telonas. Daquelas amizades cheias de idas e voltas, mas fortes.
Curtiu conhecer esses brothers e sisters da literatura? Compartilha pra mais gente conhecer!
O que mais temos para hoje?
Coisas legais sobre livros e leitura e outros assuntos interessantes que vimos por aí
A Camilla Dias está lendo MARIA ALTAMIRA, de Maria José Silveira, e perguntou: o que você está lendo? Queremos saber também.
A FLIP já começou e a homenageada da 20ª edição é Maria Firmina dos Reis. Vem conhecer mais sobre a primeira mulher a publicar um livro no Brasil!
E falando em FLIP, vale lembrar que estamos lá na Casa Prosa em Paraty com as editoras Moinhos e Mundaréu! Todos os nossos livros estão por lá, então aproveita pra fazer uma visita, tomar um café com a gente e encontrar uma nova leitura.
Sabe o que foi uma Fiske? O jornal Nexo fez um post bacana apresentando este precursor do e-reader. Vem ver.
Não podemos ignorar que está acontecendo a Copa do Mundo, né? Se você está meio assim de meter uma bandeira do Brasil, fica a dica:
E ficamos por aqui! Obrigada por passar mais esse instante com a gente, e esperamos vocês lá na Casa Prosa! Até semana que vem. :)