Livros por elas
E mais: não deixe de aproveitar nosso lançamento do mês, AS MÃOS DA MINHA MÃE, de Karmele Jaio, em condições exclusivas!
Vocês já devem saber que somos bem noveleiros. Além de publicar livros que já foram adaptados para a TV, também acompanhamos sempre as novelas que estão passando. A da vez é Elas por Elas, que estreou semana passada na Globo, na faixa das 18h, e é um remake da versão de 1982 criada por Cassiano Gabus Mendes, que tinha no elenco Joana Fomm, Aracy Balabanian, Eva Wilma, Herson Capri, Luis Gustavo e Marco Nanini. Esta versão de 2023 é escrita por Thereza Falcão e Alessandro Marson, com direção artística de Amora Mautner.
Na trama, sete amigas — vividas por Deborah Secco, Isabel Teixeira, Késia, Maria Clara Spinelli, Karine Teles, Thalita Carauta e Mariana Santos — se reencontram após vinte e cinco anos afastadas. Mas a alegria do reencontro esconde uma tragédia: antes da separação, a vida dessas mulheres foi marcada por um acidente que vitimou o irmão gêmeo de Natália (Mariana Santos), que agora desconfia que uma de suas amigas foi a responsável pela morte dele.
Como a trama apresenta sete mulheres bem diferentes entre si, pensamos aqui: quais livros da Instante combinariam com a personalidade de cada personagem? Vem conferir!
Lara (Deborah Secco)
Lara abandonou sua carreira de advogada para se dedicar ao casamento com Átila e, com certeza, se arrependeu disso quando o marido morreu durante um encontro com a amante. Por isso, achamos que ela iria adorar ler NASCIMENTO E MORTE DA DONA DE CASA, de Paola Masino (tradução de Francesca Cricelli e capa de Fabiana Yoshikawa), que faz uma crítica ao modelo de “feminilidade” tradicional centrado na ideia de que a mulher deve apenas se dedicar à casa e ao marido.
Taís (Késia)
Taís é uma modelo de sucesso, mas, quando reencontra as amigas, descobre que seu novo namorado é nada mais, nada menos que o marido de Lara. Para ela, vamos de LUÍSA (QUASE UMA HISTÓRIA DE AMOR), de Maria Adelaide Amaral (capa de Fabiana Yoshikawa a partir de ilustrações de Karina Freitas). Assim como a protagonista Luísa, Taís não tem um final feliz com seu amante.
Natália (Mariana Santos)
Irmã gêmea de Bruno, que há vinte anos morreu ao cair de um penhasco de forma bem misteriosa, Natália tem certeza de que uma de suas antigas amigas foi responsável pelo crime. O acontecimento gerou verdadeiros traumas na personagem, causando a repressão de algumas memórias. Para ela, recomendaríamos O QUE VOCÊ ESTÁ ENFRENTANDO, de Sigrid Nunez (tradução de Carla Fortino e capa de Talita Hoffmann), que apresenta dramas de várias personagens e traz uma importante reflexão sobre a morte.
Adriana (Thalita Carauta)
Mãe de Ísis e veterinária dedicada, Adriana esconde da filha quem é seu pai, e o reencontro com as amigas vai fazer alguns segredos virem à tona. Pela sua paixão aos animais, é claro que ela iria amar ler ANIMALIDADES: ZOOLITERATURA E OS LIMITES DO HUMANO, de Maria Esther Maciel (capa de Fabiana Yoshikawa).
Renée (Maria Clara Spinelli)
Dona de uma padaria em Niterói, a vida de Renée estava tranquila até seu marido sumir com todo o seu dinheiro, o que a obriga a se mudar com os filhos para a casa da irmã e enfrentar o preconceito do cunhado. Já que o assunto é treta familiar, só podemos indicar VERÃO DOS INFIÉIS, de Dinah Silveira de Queiroz (ilustrações de Joice Trujillo, capa de Fabiana Yoshikawa), que narra um fim de semana conturbado na vida de uma família de classe média no Rio de Janeiro.
Helena (Isabel Teixeira)
A rica do grupo, Helena usa seu dinheiro para conquistar o marido, que era noivo de Adriana. O reencontro faz seu relacionamento estremecer. Para ela, indicamos APANHADORA DE PÁSSAROS, de Gayl Jones (tradução de nina rizzi e capa criada por Fabiana Yoshikawa a partir de ilustrações de Cássia Roriz), que também apresenta uma mulher com um casamento conturbado e uma relação estranha com sua amiga.
Carol (Karine Teles)
Fisioterapeuta e cientista, Carol dedicou toda a sua vida ao trabalho, mas agora que se reencontrou com o passado vem refletindo se não perdeu a oportunidade de viver coisas importantes por causa dessa dedicação. Uma leitura que pode abrir sua mente nesse momento é DEPOIS DO FIM: CONVERSAS SOBRE LITERATURA E ANTROPOCENO, organizado por Fabiane Secches (capa de Tereza Bettinardi), que reflete sobre nossos tempos atuais.
E aí, curtiu nossas indicações para essas personagens? Fica a dica para assistir Elas por Elas e, claro, ler todos esses livros!
Já garantiu seu exemplar de AS MÃOS DA MINHA MÃE?
Mais um livro de Karmele Jaio está chegando ao Brasil: AS MÃOS DA MINHA MÃE, seu primeiro romance. Com tradução de Fabiane Secches e capa de Fabiana Yoshikawa, até 13/10 o livro estará em pré-venda no nosso site com 10% de desconto, frete grátis, marcador de páginas exclusivo e envio imediato.
A vida de Nerea não anda bem: o trabalho que tanto a absorve não a estimula mais, não consegue tempo para a filha pequena e sente que seu casamento está ruindo. E um último golpe ainda a atinge: sua mãe, Luisa, é encontrada vagando pelas ruas com a memória gravemente comprometida. A partir de então, Nerea passa também a carregar o peso da culpa por não ter detectado a tempo mudanças no comportamento da mãe, algo que talvez pudesse ter evitado a crise que culminou com a hospitalização.
Nas longas horas em que permanece ao lado da cama de Luisa, percebe o apego da mãe a uma lembrança da juventude que o esquecimento não dissipou: ela chama sem parar o nome Germán, alguém de quem Nerea nunca ouvira falar. Com a ajuda de tia Dolores e de fotos antigas da família, descobrirá um episódio fundamental na vida de Luisa. Ao mesmo tempo, Nerea será forçada a enfrentar o próprio passado: a volta inesperada do homem pelo qual foi apaixonada quando jovem, um amor mal resolvido que pode abalar ainda mais seu casamento.
O que mais temos para hoje?
Coisas legais sobre livros e leitura e outros assuntos interessantes que vimos por aí
O Gabriel Pinheiro escreveu sobre APANHADORA DE PÁSSAROS, de Gayl Jones. “Apanhadora de pássaros é um quebra-cabeça complexo e exigente. Uma meditação sobre a arte — sobretudo o espaço da mulher negra dentro desse espaço e desse mercado —, a loucura, os relacionamentos, as próprias escolhas e a liberdade, num texto elegante e, por vezes, brutal”. Vem conferir mais!
E a Jess Correa falou sobre SEMPRE SUSAN: UM OLHAR SOBRE SUSAN SONTAG, de Sigrid Nunez, com tradução de Carla Fortino e capa de Fabiana Yoshikawa: “Além da escrita agradável e forma maravilhosa de narrar aqueles dias, me senti quase como a quarta moradora do apartamento. Nas suas páginas finais, na intenção de transmitir a humanidade de Sontag, senti um misto de admiração e ressentimento, como se ela não tivesse sido celebrada como gostaria pela veterana. Adorei a leitura e acredito que se você curte o trabalho de Sontag (e também de Nunez) vai curtir também”.
Temos um novo Nobel de Literatura: Jon Fosse. O autor norueguês foi laureado por “sua dramaturgia e prosa inovadora que dá voz ao indizível". Com 64 anos, Jon Fosse é autor de mais de quarenta peças. Conheça mais sobre ele aqui!
Você escreve — ou pretende escrever — para a internet? O Eduardo Fernandes compartilhou esse texto que fala sobre a monetização da escrita dentro da lógica das redes e a obrigação de estar sempre produzindo conteúdo. Vem ler!
E, para encerrar, contemplem estas lindas ilustrações de gatos.
Antes de terminar, se você respondeu nossa pesquisa, enviamos por e-mail o cupom de 20% de desconto válido até o próximo domingo, dia 08/10, para usar em nosso site (exceto para o livro em pré-venda). Então confira sua caixa de entrada e a caixa de spam para não perder essa oportunidade.
Obrigada por passar mais esse instante com a gente. Até semana que vem!