Autoras escondidas
Quando as mulheres não usavam seus próprios nomes para assinarem seus livros
Hoje não tem muito essa coisa de esconder a sua identidade para uma mulher publicar um livro — embora tenha “certos leitores” que ainda viram a cara quando ficam sabendo que, pasmem, uma mulher escreveu.
Antigamente a coisa era mais complicada. Tão complicada que, cansadas de levarem “nãos” por serem mulheres, várias autoras optaram por assinarem seus livros com nomes masculinos ou sem revelarem quem eram, para que fossem, finalmente, publicadas. Ou escolheram logo de cara fazer isso sabendo que dificilmente alguém daria crédito para uma mulher. Zero saudades desse tempo.
Na news de hoje, resolvemos falar dessas mulheres que desafiaram sua época para poderem escrever e publicar as suas histórias.
Irmãs Brontë
Hoje elas fazem parte do cânone literário, mas seus nomes não foram instantaneamente conhecidos quando seus livros saíram. Charlotte assinou Jane Eyre sob o nome de Currer Bell; Emily viu na capa de O morro dos ventos uivantes o nome Ellis Bell; já Anne publicou Agnes Grey com o nome Acton Bell.
Karen Blixen
A escritora dinamarquesa, autora de Sete contos góticos, não usou só um, mas dois nomes masculinos para publicar suas obras. Sete contos góticos, por exemplo, saiu com o nome de Isak Dinesen. Mas ela também chegou a usar o nome Pierre Andrézel. Outro livro seu famoso é A fazenda africana, escrito após passar um bom tempo morando no Quênia.
Maria Firmina dos Reis
Autora de Úrsula, Maria Firmina não usou seu nome para assinar seus escritos. Nas capas, ela era identificada apenas como “uma maranhense". Felizmente, hoje, sabemos seu nome e seus livros continuam sendo lidos por aí.
Mary Ann Evans
Autora de Middlemarch, publicado em 1874, Mary Ann assinou o romance com o nome de George Eliot, apesar de já ter assinado artigos em jornais com o seu nome. Mas a escolha de usar um nome masculino veio de sua vontade de ser “levada a sério", para se distanciar de outras escritoras de sua época que não tinham o prestígio que os caras ganhavam.
Amantine Dupin
Ela é considerada uma das maiores escritoras francesas, mas escolheu o nome George Sand para publicar e ser aceita no meio literário. Ela escreveu mais de 70 livros, sempre sob o pseudônimo — até hoje ela é conhecida pelo nome George Sand. Amantine também se vestia com roupas masculinas para andar livremente nas ruas de Paris.
Jane Austen
Uma das mais conhecidas escritoras inglesas, amada por muitos, nunca usou seu nome nos créditos de seus livros. Sim, nem em Orgulho e preconceito. A autoria era sempre atribuída a “uma senhora". Misteriosa demais.
Harper Lee
Ok, a gente sabe que Harper Lee é uma mulher. Mas talvez nem sempre a gente tenha tomado a autora de O Sol é para todos como uma mulher. Porque Harper Lee é um nome bem ambíguo, podendo ser usado tanto para homens quanto para mulheres. Mas, na verdade, seu nome é Nelle. Nelle Harper Lee.
Conhece alguma outra escritora que usou outro nome para ser publicada? Conta aqui pra gente. :)
Tem novidade vindo aí!
Pois é, começou o esquenta aqui na Instante para o lançamento de mais um livro que a gente sabe que você vai amar. E você já sabe, adoramos um mistério. Por isso aqui vai mais uma charadinha para você tentar descobrir qual será nosso próximo lançamento. Olha aí!
E aí, conseguiu adivinhar?
Fica de olho aqui na newsletter que na próxima edição já teremos a revelação da capa!
O que mais temos para hoje?
Coisas legais sobre livros e leitura e outros assuntos interessantes que vimos por aí.
Semana passada postamos lá no nosso Insta esse vídeo da pesquisadora Ana Steffen sobre MARGARIDA LA ROCQUE. Assista que no final você vai ficar com vontade de ler.
E também resgatamos esse vídeo maravilhoso de Dinah Silveira de Queiroz falando sobre MARGARIDA, o livro que mais gostou de escrever.
E o livro também foi indicado pelo Lugar de Ler, olha que chique estamos! Marcelo Maluf, que escreveu o posfácio do livro, que avisou a gente.
O perfil Já Leu Hoje?, da Yasmin de Lima, indicou 4 livros para conhecer a Amazônia, e entre eles está MARIA ALTAMIRA.
Você precisa ver esse dog experimentando comidas e escolhendo qual prefere. Esse vídeo apenas recuperou nossa esperança na internet.
Já tiraram seu título de eleitor, jovens leitores? Não deixe essa oportunidade passar, é o que dizem Anitta e Zeca Pagodinho.
E ficamos por aqui! Obrigada por passar mais esse instante com a gente. Aproveitem o final de semana, regularizem seu título e vamo que vamo. Até semana que vem!











