Amor de irmão nos livros
Famílias, né. Fonte de grande inspiração para escritoras e escritores — e fonte de traumas também. A gente já falou sobre livros que apresentam outras visões das relações entre mães e filhos, mas sabe do que falta a gente falar? Dos irmãos.
Tem quem ame ter irmãos, tem quem odeie, e na literatura não faltam histórias protagonizadas por irmãs e irmãos que nem sempre são tão fraternais assim. Não é só em A CASA DO DRAGÃO, série baseada no livro FOGO & SANGUE, de George R. R. Martin, que a treta rola solta entre irmãos, não. Na literatura tem muitas outras histórias de família que retratam a vida entre irmãos. Vem conhecer!
CHAMA E CINZAS, de Carolina Nabuco
Vamos começar com um livro da casa, né? Em CHAMA E CINZAS, publicado originalmente em 1947, Carolina Nabuco apresenta uma história de família que envolve quatro irmãs: Nica, Cristina, Iolanda e Geninha. Elas foram criadas pelo pai, Álvaro Galhardo, um viúvo falido que organiza noites de carteado em sua casa, no Rio de Janeiro, para tentar ganhar uma graninha fácil. Apesar de o livro focar mais em Nica e em sua desilusão amorosa, que a leva a se casar com um amigo do pai, as relações entre as quatro irmãs estão bem presentes. E é por meio delas que Carolina Nabuco questiona os valores e os tabus que orientavam o lugar social da mulher.
ORGULHO E PRECONCEITO, de Jane Austen
É uma verdade universalmente reconhecida que um homem solteiro na posse de uma bela fortuna necessita de uma esposa. No caso de ORGULHO E PRECONCEITO, qualquer uma das irmãs Bennet pode ser escolhida para o matrimônio. Apesar de Elizabeth ser a grande protagonista desse clássico, suas irmãs estão sempre por perto, cada uma tendo uma visão do que é a vida e em busca de um ideal de relacionamento.
DOIS IRMÃOS, de Milton Hatoum
Já está no nome, né? Um dos principais romances de Milton Hatoum é todo construído em volta da relação entre dois irmãos gêmeos, Yaqub e Omar. Narrado pelo filho de uma das empregadas da família, o romance vai desenrolando os fios dessa casa e todos os dramas que já se passaram nela. E, claro, relata o embate entre Yaqub e Omar, que apenas se odeiam.
OS IRMÃOS KARAMÁZOV, de Fiódor Dostoiévski
Não pode faltar o grande clássico dos irmãos treteiros, né? Último romance do autor russo, ele é protagonizado por três irmãos bem diferentes entre si: o libertino Dmítri, o niilista Ivan e o sublime Aliocha. Se é crise existencial que você quer, é nesse romance com quase mil páginas que você vai encontrar.
DESVENTURAS EM SÉRIE, de Lemony Snicket
A série de livros infantojuvenis de Lemony Snicket virou febre entre os jovens leitores, e tudo por causa dos três irmãos magníficos que protagonizam a história. Violet, Klaus e Sunny acabam de perder os pais e são mandados para a casa de um tio nada convidativo. Com muito humor e um tiquinho de terror, os três têm que escapar de todas as armadilhas que o conde Olaf elabora para roubar a fortuna dos irmãos. Ai, deu até saudade de ler…
E aí, já conhecia esses irmãos literários? Comenta aqui contando quais são seus irmãos favoritos da literatura.
O que mais temos para hoje?
Coisas legais sobre livros e leitura e outros assuntos interessantes que vimos por aí.
Tem resenha da Maria Olivia sobre O AMIGO, de Sigrid Nunez. Vem ler!
Tom Gauld mais uma vez entregando tudo.
Seria o celular a chupeta do adulto? Uma reflexão de Daniela Arrais sobre como usamos nossos aparelhinhos.
Difícil quando isso ocorre, né?
E ficamos por aqui! Obrigada por passar esse instante com a gente. Até semana que vem. :)