Você pode ser um leitor voraz e assíduo, já habituado a ler todos os dias. Ou pode ser um leitor mais despojado, que só lê quando tem vontade. Ou então um leitor iniciante, engatinhando para fazer da leitura parte da sua vida... Não importa que tipo de leitor seja cada um de nós, todos sofremos com a mesma dúvida: como escolher o próximo livro?
São vários os métodos que podemos utilizar para passar de um livro a outro, às vezes mudando totalmente o gênero e o estilo, às vezes seguindo a mesma “linha editorial” — tipo aquelas fases em que só queremos saber de livros tristes.
Então hoje resolvemos listar os diferentes modos de selecionar um novo livro.
1- A “iluminação”
Esse é o jeito mais difícil e inconstante, pois a “iluminação” se refere àquele momento em que a gente topa com um livro e pensa: “Preciso ler AGORA”. Não é difícil partir para a próxima leitura quando já se está pensando nela há tempos, ansioso para começar. O único problema da “iluminação” é que ela não funciona sempre. Isso porque é necessário alinhar o momento certo com a vontade certa. É como um flerte, sabe: se a gente perder o timing, se demorar demais, a “iluminação” vai embora, e o livro que tanto queríamos ler acaba perdendo aquele gostinho mágico. Melhor deixar para quando ela reaparecer.
2- Mood do momento
Não adianta a gente se propor a ler um livro pesado, deprê, incômodo, quando tudo o que desejamos é uma leitura levinha e divertida. A experiência não será aquela que esperávamos. Inclusive, periga até estragar de vez aquele livro para nós. Então, na hora em que a gente estiver refletindo na frente da estante ou da pilha de livros, ou então rolando nossa biblioteca de e-books, o ideal é dar uma respirada e pensar: “Como estou me sentindo agora? Qual livro vai combinar com este momento?”. As nossas leituras podem dizer muito sobre o que estamos passando…
3- Potinho da surpresa
Essa é a escolha para quem gosta de caos e aleatoriedade. Nossa sugestão é: pegue a caneta e escreva em pedacinhos de papel todos os títulos de livros não lidos que você tem aí (tá bom, pode incluir aqueles que você quer comprar…). Aí, é só jogar todos bem dobrados num potinho — não vale roubar! hehehe — e, toda vez que chegar a hora de uma leitura nova, você tira na sorte. É arriscado? É, mas também é divertido deixar a aleatoriedade nos guiar.
4- Planejamento nível hard
Esse é para quem gosta de estratégia e planejamento. Inspire-se nos desafios literários e nos clubes de leitura e faça uma programação dos assuntos sobre os quais gostaria de ler durante o ano. Acompanhe, então, os lançamentos da Instante e das outras editoras e veja quais títulos se encaixam nos seus temas. Mas também é sempre bom deixar espaço para surpresas, viu? A gente sabe como o metódico fica triste quando o plano não é seguido à risca, mas a leitura não deve ser tão engessada. Deixemos o acaso nos surpreender!
5- Flanar pela livraria — ou biblioteca
Para quem adora passar horas andando entre estantes de livros, esse é o método perfeito, mas exige paciência e visão. Trata-se de ficar admirando as prateleiras, lendo as lombadas dos livros e pegando os que mais chamarem atenção. Aqui o elemento surpresa está muito presente, porque exige que a gente veja aquele livro especial — e quantas vezes não passamos batido por uma potencial leitura, né? Nossa dica é: vá para uma livraria ou biblioteca, passeie por entre os livros, pegue alguns, leia a quarta capa ou as primeiras páginas e só pare quando sentir: “É este aqui que eu quero ler agora”.
E aí, curtiram a nossa lista? Como você escolhe suas próximas leituras? Conta pra gente aqui nos comentários!
O que mais temos para hoje?
Coisas legais sobre livros e leitura e outros assuntos interessantes que vimos por aí
A Babi Kosloff ganhou de uma amiga O QUE VOCÊ ESTÁ ENFRENTANDO, de Sigrid Nunez, e escreveu sobre a leitura: “esse é um livro que eu gostaria de ter escrito, como ficção, com a pitada do realismo poético. Gosto de livros que são construídos como uma conversa franca com o leitor, em que o escritor fala sobre sua própria vida e filosofa em cima dela”. Como é bom gostar de um livro que uma pessoa querida deu de presente, né?
Bibliotecas do além-mar entraram no TikTok para atrair um público mais jovem, e não é que está funcionando? Aqui no Estadão tem uma matéria bacana falando sobre as estratégias para aumentar o interesse dos jovens leitores em visitar bibliotecas. Falando em TikTok, você gostaria de ver a Instante por lá?
Está rolando uma discussão muito importante na esfera literária sobre Harry Potter e J. K. Rowling. A escritora vem revelando há algum tempo suas visões transfóbicas, e, com o lançamento de um novo jogo inspirado na história do bruxinho, muitas pessoas se perguntam: É ok continuar consumindo produtos de uma autora que milita contra os direitos das pessoas trans? Essa thread da Carol lá no Twitter explica essa história e traz argumentos sobre o caso. Vem ler!
Para finalizar: o sentimento geral da nação na virada de janeiro para fevereiro.
E ficamos por aqui! Obrigada por passar mais esse Instante com a gente. Até a semana que vem! <3
Eu nunca consegui terminar um livro que escolhi pelo potinho da surpresa! Não dá certo pra mim! rs