Precisamos largar o celular
E mais: últimos dias para responder à nossa pesquisa e ganhar um cupom de desconto de 40%!
Há algumas semanas, compartilhamos aqui na newsletter um post da Dani Arrais com a Contente.vc em que ela pergunta: você consegue ficar sem o celular depois de acordar e antes de dormir? A resposta é óbvia. Afinal, nos dias de hoje, quem consegue ficar longe do celular e, principalmente, das redes sociais?
Na pesquisa que estamos realizando entre vocês, leitores, os resultados já mostram que a distração com as redes é a segunda principal causa que impacta o tempo de leitura (até agora, 57,6% das respostas indicam isso) — a primeira (58,7%) é falta de tempo, que provavelmente também tem muito a ver com as horas que gastamos nas redes todos os dias. Segundo a pesquisa da Consultoria em Marketing Digital Conversion (2021), os brasileiros ficam conectados em média quatro horas e oito minutos diariamente. Parece pouco, mas não é: entre trabalho, responsabilidades da vida, cuidar da casa, descanso, quatro horas conectado na internet é muita coisa.
No vídeo da Dani, ela conta que decidiu estabelecer uma faixa de horário para usar o celular, como se fosse um expediente, e esquecer o aparelho e a internet assim que esse tempo acaba. Segundo ela, essa é uma maneira de evitar ser sugada pelas redes e por mensagens antes mesmo de estar pronta para começar o dia. Fazendo o experimento durante algumas semanas, Dani conta que sentiu a ansiedade baixar, aumentou o tempo dedicado à leitura e que, quando começa o dia lendo um livro antes de pegar no celular, sente que é mais protagonista do seu dia.
A roteirista Renata Corrêa foi ainda mais longe: decidiu ficar vinte dias sem celular, computador e internet e contou como foi a experiência na sua newsletter: “As primeiras sensações eram mais de medo de sentir falta, mas, conforme o tempo foi passando, rapidamente meu corpo e meu cérebro sentiram alívio. Como se uma sobrecarga sensorial tivesse sido retirada. A coisa que mais me impressionou foi como meu corpo parecia mais atento — eu reconhecia as pessoas pelo cheiro antes delas abrirem a porta”. Olha que loucura, né? Estamos tão acostumado com a enxurrada de informações que a internet joga em cima da gente que, quando essa torneira fecha, sentimos mais alívio do que saudade de tanta conectividade.
A leitura, como a gente bem sabe, exige entrega e atenção. Ler com o celular do lado é ser interrompido constantemente por notificações. Você larga o livro, lê a mensagem e, quando percebe, já gastou meia hora conferindo as redes sociais e demora a voltar para a leitura. Vivemos nessa disputa constante de atenção, e a internet só fez crescer essa batalha que, aparentemente, estamos perdendo.
Por isso gostamos muito da ideia da Dani Arrais de estabelecer limites para voltar a ter controle sobre o nosso tempo. Se você sente que a internet vem tirando sua atenção de atividades mais enriquecedoras, como ler mais, que tal fazer essa experiência? Defina horários específicos para usar as redes sociais e, quando estiver lendo, procure deixar o celular no modo avião para não ser interrompido por notificações — ou, melhor ainda, deixe o aparelho em outro cômodo. Tentar usar essa conectividade do jeito que a gente fazia lá nos tempos da internet discada, sabe? Quando nosso tempo era limitado e, sinceramente, muito mais bem aproveitado do que agora, em que estamos on-line o tempo todo.
Deixar o celular de lado durante uma horinha do seu dia já vai fazer muita diferença no seu ritmo de leitura — e na sua saúde mental.
A pesquisa ainda está rolando!
Se você não participou da nossa pesquisa sobre hábitos de leitura e consumo, corre que ainda dá tempo!
Respondendo ao questionário até 15 de outubro, você ganhará um cupom de 40% de desconto para compras em nosso site de 15 de novembro a 15 de dezembro. Uma oportunidade perfeita para garantir aquele presente de Natal.
Fique atento: o envio do cupom será feito por e-mail no dia 15 de novembro. Verifique se nossas mensagens não estão caindo na sua caixa de spam.
O que mais temos para hoje?
Coisas legais sobre livros e leitura e outros assuntos interessantes que vimos por aí
Para começar, o Chico Carvalho falou sobre a leitura de PERDER O JUÍZO, de Ariana Harwicz (trad. Silvia Massimini Felix), no programa Estação Cultura da Rádio Cultura. Vem ouvir!
Você é uma mulher solteira 30+? Então vem ver esse quadrinho de Lorena Kaz que está em MORRER DE AMOR E CONTINUAR VIVENDO!
Já o perfil Os Livros Que A Gente Ama falou sobre a leitura de O AMIGO, de Sigrid Nunez (trad. Carla Fortino): “Apolo, que a princípio parecia um estorvo, com seu tamanho enorme e seus uivos lancinantes (ele sente falta do dono morto), revela-se um excelente companheiro para a narradora. Cada um solitário e sofrendo do seu jeito, se completam e se ajudam”. Vem ler mais:
E como está a recepção de O quarto ao lado, filme de Pedro Almodóvar baseado em O QUE VOCÊ ESTÁ ENFRENTANDO, de Sigrid Nunez (trad. Carla Fortino)? O filme ainda não estreou oficialmente nos cinemas brasileiros, vai ser só no dia 24 de outubro, mas o pessoal do G1 já viu e contou o que achou. Leia aqui.
Nas últimas semanas, São Paulo ganhou novas livrarias de bairro que vêm chamando a atenção pelo ambiente aconchegante e aquele bom cafezinho para acompanhar a leitura. Vem conhecer aqui!
Para encerrar: comente aqui na news se você fica igual a este gatinho preto quando recebe afeto.
E ficamos por aqui! Obrigada por passar mais este instante com a gente — e bora deixar o celular mais de lado? Contamos com você!
Consigo ficar antes de dormir. Depois de acordar, não. Ou uma coisa ou outra.
🖤